O estado de saúde do advogado José Francisco Abud, de 43 anos, é grave, conforme informou o Hospital Ferreira Machado (HFM) na manhã desta quinta-feira (27). Ele foi internado na unidade na terça-feira (26) em estado estável, mas apresentou piora nas horas seguintes.
Relembre o caso
José Francisco Abud está sendo investigado por proferir ofensas racistas contra a juíza Helenice Rangel, que atua em Campos. Em uma petição encaminhada à magistrada, ele escreveu trechos como: “magistrada afrodescendente com resquícios de senzala e recalque ou memória celular dos açoites” e “decisões prevaricadoras proferidas por bonecas admoestadas das filhas das Sinhás das casas de engenho”.
Além disso, informações apontam que Abud já vinha adotando comportamentos inadequados, enviando e-mails debochados e desrespeitosos, especialmente direcionados a magistradas e servidoras.
Diante desse histórico, a juíza Helenice Rangel declarou-se suspeita para continuar no caso, que foi redistribuído ao juiz Leonardo Cajueiro Azevedo. Ele, por sua vez, encaminhou a situação ao Ministério Público e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para investigação, considerando a possibilidade de crimes como racismo, injúria racial e apologia ao nazismo.
A Corregedoria da Seccional Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil pediu a exclusão de Abud dos quadros da entidade. Sua conduta foi amplamente repudiada por entidades jurídicas.