A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria de Saúde, desde setembro do ano passado disponibiliza gratuitamente a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) moradores no município o exame de colonoscopia. O procedimento é realizado no Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), em Ponto de Cacimbas.
“Garantir que a população tenha acesso a exames, consultas, cirurgias e outros serviços de saúde dentro do próprio município sem a necessidade de se deslocar para outras cidades é uma das principais diretrizes da atual gestão em SFI, seguindo uma determinação da prefeita Francimara Barbosa Lemos”, ressaltou o secretário da pasta, Sebastiao Campista.
O médico endoscopista Guilherme Falcão destaca que a colonoscopia é o exame padrão ouro, ou seja, com critérios pelos quais as evidências científicas são avaliadas, para investigar doenças no intestino grosso, sendo o principal método para o rastreamento e a prevenção do câncer colorretal, por exemplo.
“O exame também consegue detectar inflamações, pólipos (massa de tecido que se projeta a partir da parede de um espaço vazio, como o intestino) e outros tipos de doença do intestino grosso. E eventualmente também serve como tratamento definitivo de algumas doenças, como ressecção (extração) de pólipos, lesões malignas precoces que são perfeitamente tratáveis pela colonoscopia hoje em dia”, explicou Falcão, acrescentando:
“O exame é indicado para todas as pessoas a partir de 45 anos, sem sintomas e sem histórico familiar. Caso a pessoa tenha histórico familiar de câncer colorretal ou algum sintoma como sangramento, alteração do ritmo intestinal, perda importante de peso, diarreia e constipação de forma mais comum nos últimos tempos, a colonoscopia é o exame indicado para início da investigação de doenças no intestino grosso”.
A paciente Zeny Ornelas reforçou a importância do procedimento e elogiou o atendimento no HMMC. “Já estou aqui preparada para poder fazer este exame e muito satisfeita. É raro conseguir marcar este exame rápido e aqui não tive maiores dificuldades. Estou sendo muito bem atendida por toda a equipe do hospital, desde os funcionários da recepção até os técnicos de enfermagem. Agradeço pelo apoio e pela realização do exame”, declarou Zeny.
Para ser submetido à colonoscopia no município é necessário que o paciente leve o encaminhamento médico até a Central de Marcação, ao lado do HMMC, a fim de fazer o agendamento e marcada a data do exame.