O Hemocentro Regional de Campos (HRC), anexo ao Hospital Ferreira Machado (HFM), enfrenta uma crise tão séria no estoque de sangue, que já resultou no cancelamento de diversas cirurgias eletivas. Com uma média diária de apenas 20 doações, muito abaixo das 70 necessárias por dia para manter o estoque em nível adequado, a unidade se vê forçada a atender apenas emergências.
A situação afeta diretamente a capacidade do Hemocentro de atender a demanda de 25 unidades hospitalares nas regiões Norte e Noroeste Fluminense. Pacientes que aguardam procedimentos cirúrgicos são os mais prejudicados, já que, sem as doações, muitos não podem ser operados no tempo necessário, o que prolonga o tempo de internação e o sofrimento.
Em busca de sensibilizar a população, a assistente social do Hemocentro, Maria Gonçalves, faz um apelo. “Estamos com os estoques muito baixos e isso está prejudicando diretamente nossos pacientes. Muitas cirurgias já foram canceladas, e estamos atendendo apenas casos de emergência. Por isso, pedimos a quem tem familiares internados ou conhece alguém que precisa de cirurgia, que providencie doadores. Mesmo aqueles que não têm ligação direta com pacientes podem nos ajudar. Hoje pode não ser você nessa situação, mas amanhã pode ser. Precisamos de sangue para salvar vidas. O Hemocentro está aberto todos os dias, inclusive nos finais de semana, e qualquer doação faz a diferença”, enfatizou.
REQUISITOS PARA DOAÇÃO DE SANGUE
O HRC localizado na Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro Caju, atende diariamente das 7h às 18h, incluindo sábados e domingos. Os requisitos básicos para ser um doador incluem estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg, ter idade entre 16 e 69 anos, e não estar em jejum ou ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal.
CONFIRA A AGENDA:
17/10 – GNA – Porto do Açu
22/10 – Sesi – Itaperuna
24/10 – Senai – Campos
29/10 – Famesc – Bom Jesus do Itabapoana
31/10 – Sesi – Macaé
Fonte: Ascom