A Faculdade de Medicina de Campos dos Goytacazes (FMC), no Norte Fluminense, está avaliando as medidas disciplinares que aplicará ao estudante de medicina Carlos Eduardo Tavares de Aquino Cardoso, de 32 anos, acusado de atropelar e matar intencionalmente sua mãe, Eliana de Lima Tavares Cardoso, de 59 anos. O incidente ocorreu na noite de 28 de outubro, no bairro Jardim Carioca, enquanto ela trafegava de bicicleta elétrica e foi atingida por trás, falecendo no local.
Carlos Eduardo, que cursava o 12º período de medicina e acumulava uma dívida estudantil de R$ 347 mil, terá sua situação disciplinar definida por uma comissão da FMC, que dispõe de 30 dias para a decisão, contados a partir de 30 de outubro.
Segundo as investigações, uma instituição financeira entrou na Justiça em julho de 2024 para cobrar um empréstimo feito em novembro de 2021 no valor de R$ 261 mil, com o intuito de financiar a faculdade de Carlos Eduardo. O pagamento do crédito, previsto para 120 parcelas entre 2022 e 2031, foi interrompido em março de 2024, acumulando a dívida mencionada. A família deu como garantia um imóvel em Guarus, subdistrito de Campos.
Após o incidente, a FMC emitiu uma nota informando que iniciaria ações disciplinares contra o estudante. Já o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (PMRJ) denunciou Carlos Eduardo por feminicídio, cinco lesões corporais culposas a feridos em um carro que ele atingiu ao tentar fugir e por dirigir sob efeito de drogas.
As investigações da Polícia Civil, coordenadas pelo delegado Carlos Augusto Guimarães, apontam um histórico de violência doméstica do acusado contra sua mãe, com indícios de que ele teria agido intencionalmente no atropelamento. O delegado destaca fatores como o uso da moto elétrica de forma incomum, a tentativa de fuga, e a falta de qualquer reação emocional diante da morte da mãe, além da boa iluminação do local, que permitia claramente a identificação da bicicleta amarela da vítima. Esses fatores sustentaram a conclusão de que o crime foi intencional.
Carlos Eduardo permanece preso em uma penitenciária em Itaperuna, no Noroeste do estado do Rio de Janeiro.
*Com informações do g1*