Com a chegada do verão, a praia do Farol de São Tomé, em Campos, se destaca como um dos destinos preferidos dos turistas.
São 28 quilômetros de mar aberto e uma orla de três quilômetros, composta de casuarinas por toda sua extensão.
A gastronomia peculiar está presente nos restaurantes, quiosques, pousadas e hotéis. Tantos atrativos podem ser conferidos nos vídeos produzidos pela Secretaria Municipal de Turismo, dentro do projeto “Campos é bom demais”, e divulgados por meio das redes sociais. O objetivo do projeto é mostrar o potencial turístico do município.
Além da praia campista, segundo o subsecretário de Turismo, Edvar Chagas Junior, a equipe do projeto já visitou os prédios do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho – Solar do Colégio; Igreja de São Francisco de Assis; Distrito de Santo Amaro; Cais da Lapa e o balneário de Lagoa de Cima. Ele disse que os vídeos são divulgados sempre às sextas-feiras, no Instagram da Prefeitura e no da Secretaria de Turismo (@turismo.camposrj).
Outro atrativo no Farol, de acordo com Edvar, é o Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag), que é uma unidade de conservação localizada entre os municípios de Campos e São João da Barra (SJB). Samir Mansur, gestor da unidade de conservação, disse que o parque possui várias áreas de uso público, como a praia do Xexé, prainha Maria da Rosa e a Lagoa do Açu, no Açu.
“É possível também agendar visitas de grupos para fazer a Ecotrilha guiada dentro do parque, numa extensão de 1 km”, afirmou Samir. O agendamento pode ser feito pelo telefone (22) 98186-0060. Em 2025, segundo ele, será inaugurada, no aniversário do Pelag, comemorado em 20 de março, a trilha de longo curso Travessia Goitacá. “Serão 30 km de trilha, ligando o Farol a SJB”, ressaltou.
O Pelag foi criado em 2012 pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), através do Decreto Estadual n° 43.522, com o objetivo de proteger os remanescentes de vegetação nativa da Mata Atlântica. O local abriga também grande variedade de espécies de aves ameaçadas de extinção.