Os casos de covid-19 continuam aumentando no país. São Paulo e Goiás lideram o número de registros, como aponta a última edição do Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz.
O estudo divulgado, nesta quinta-feira (5), se refere à semana epidemiológica de 25 a 31 de agosto e mostra que as ocorrências de Síndrome Respiratória Aguda Grave atingem todas as faixas etárias.
Nas crianças e adolescentes, de até 14 anos, os casos estão associados ao rinovírus e concentrados em estados das regiões Norte, Nordeste e centro-sul.
De acordo com a pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do Boletim InfoGripe, Tatiana Portella, em Goiás os casos de covid-19 atingem mais os idosos, enquanto que em São Paulo, é a população adulta.
A pesquisadora destaca a importância de que todas as pessoas dos grupos de risco estejam em dia com a vacinação contra a covid-19. Também é fundamental que a população adote cuidados como o uso de máscaras em locais fechados, com maior número de pessoas, e dentro de postos de saúde.
Ainda conforme o boletim, a incidência e mortalidade semanal média, nas últimas oito semanas epidemiológicas, mantêm o cenário de maior impacto nos extremos das faixas etárias analisadas.
Em crianças de até dois anos de idade, o número de casos e de óbitos são causados em maior parte pela circulação do vírus sincicial respiratório e do rinovírus.
Na análise de mortalidade, a população a partir dos 65 anos continua sendo a mais impactada, a maioria, por conta da covid-19 e da influenza A.