Agentes da Polícia Militar Ambiental identificaram cerca de 30 mil m² de área com vegetação nativa degradada em Miracema, no Noroeste Fluminense, nesta quarta-feira (20). A ação ocorreu depois de duas denúncias feitas ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia, que mencionavam crimes ambientais contra a flora em um sítio localizado na cidade.
Diante das informações que chegaram pelo 0300 253 1177, os policiais lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual do Desengano, foram à estrada que liga Miracema a Paraíso Tobias e conseguiram detectar alguns pontos de acesso pela mata.
Logo eles constataram o desmatamento da vegetação nativa, realizado com auxílio de máquinas escavadeiras e motosserra. Na área, a mata se encontrava em estágio inicial, médio e avançado de regeneração natural.
De acordo com os agentes, não havia ninguém trabalhando no local, mas como o terreno havia sido fiscalizado no mês de setembro, os policiais, na ocasião, encaminharam o proprietário à delegacia.
Diante da situação encontrada, os agentes se deslocaram à 137ª DP, onde a ocorrência foi registrada de acordo com o artigo 38 da lei 9605/98.
Denúncias ao Linha Verde
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população das regiões Norte e Noroeste fluminense podem ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado (técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa).
Denúncias também podem ser feitas pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia, no endereço www.disquedenuncia.org.br, ou ainda pela página do Linha Verde no facebook.
Fonte: g1