
Estação mais charmosa e colorida do ano, a primavera tem início nesta segunda-feira (22). Em São Francisco de Itabapoana, os ipês-amarelos, que estão em época de floração, anunciam a chegada da nova estação em vários pontos da cidade. A mudança não se dá apenas com a chegada das flores, mas também com a mudança no clima. Para este ano, a expectativa é de que a primavera seja de chuva e calor um pouco acima do normal para a maioria das áreas do Brasil, inclusive para o Norte Fluminense.
De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a primavera trará mudanças significativas nas condições climáticas em grande parte do país. A primeira mudança será a chegada de uma frente fria nas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste e Norte, provocando ventos fortes e temporais. Em seguida, uma massa de ar frio e seco chega ao Sul, com previsão de geada e queda das temperaturas na Região Norte.
Em São Francisco, durante o mês de setembro, estão previstos alguns eventos para celebrar a chegada da primavera. Um deles acontece no próximo dia 26, quando a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Criança e Adolescente (SCFVC), realiza o “Viva a Primavera”. O evento, que terá atrações como teatro, desfile, oficinas e exposição de atividades com materiais recicláveis, será realizado a partir das 13h, no Polo do Centro em frente à Escola Irmãos de Cristo (EIC), no centro.
Este ano, a primavera termina no dia 21 de dezembro, quando terá início o verão – a estação mais quente do ano.
Árvore-símbolo do Brasil – Os ipês-amarelos podem ser encontrados em São Francisco e em muitas outras cidades do Brasil. A espécie é uma árvore brasileira nativa de grande porte, que floresce entre o final do inverno e o início da primavera, — entre os meses de julho e setembro —, transformando as paisagens urbanas com suas flores exuberantes e chamando a atenção de moradores e visitantes.
O ipê-amarelo é uma árvore nativa do Brasil e foi declarada como a árvore-símbolo do país. A floração é uma fase importante do ciclo de vida do ipê, que tem as variações de cores amarela, roxa, branca e rosa, além de uma espécie menos comum que tem a madeira com tonalidade esverdeada. Os ipês podem ser encontrados em diferentes biomas, como o Cerrado e a Mata Atlântica.


