As Forças Armadas irão reforçar a segurança em 32 dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro durante as eleições municipais do próximo domingo, 6 de outubro. A operação incluirá a atuação em aproximadamente 500 locais de votação e nas principais vias expressas.
O plano de ação foi discutido em uma reunião de alinhamento do Gabinete Extraordinário de Segurança Institucional (Gaesi) do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), que reuniu representantes das forças de segurança envolvidas. A função dos militares será reforçar a segurança pública e oferecer apoio logístico durante o processo eleitoral. A atuação foi solicitada pelo TRE-RJ ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em colaboração com o governo estadual.
A Polícia Militar será responsável pela distribuição das urnas nos 4.974 locais de votação em todo o estado e atuará no suporte à fiscalização eleitoral. Os policiais também farão escoltas para o transporte seguro das urnas eletrônicas, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal. Além disso, na capital, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro auxiliará na segurança de 99 seções eleitorais e na orientação do trânsito.
A operação ocorrerá em várias regiões do estado, incluindo a Campos, Niterói, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Macaé, entre outros municípios. O objetivo é garantir a tranquilidade e a lisura das eleições municipais em todas as áreas atendidas.