No próximo dia 19 de maio, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia (Smect) realizará mais uma importante etapa da Formação Continuada para professores mediadores e agentes de apoio à Educação Especial. A Formação terá como tema “PEI na prática: um caminho para a inclusão”. Será um momento de aprofundamento, troca de experiências e fortalecimento das ações voltadas à inclusão escolar. A previsão é contemplar cerca de 230 profissionais que estão em serviço. O encontro terá a participação da neuropsicopedagoga Cintia Arêas e acontecerá no Cineteatro José Renato Cunha, na SMECT, no contraturno de trabalho.
De acordo com a coordenadora da Formação Continuada da equipe multidisciplinar, Gisele Fernandes, a ação tem como objetivo ampliar conhecimentos, com um momento dedicado à construção coletiva de saberes, partilhas de vivências e estudo de estratégias que potencializam o trabalho colaborativo entre mediadores, professores regentes e equipe gestora.
– Pensar o PEI na prática significa refletir sobre ações reais, cotidianas e eficazes para garantir a aprendizagem com equidade. A Formação Continuada é um dos pilares para o aprimoramento das práticas pedagógicas e representa o compromisso do município com uma educação mais justa, acessível e inclusiva – ressaltou Gisele. Para a coordenadora, investir no desenvolvimento profissional dos professores mediadores é valorizar o papel essencial que exercem no apoio às escolas e no atendimento aos estudantes.
O Plano Educacional Individualizado (PEI) é uma ferramenta essencial no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, público-alvo da Educação Especial, pois organiza, planeja e direciona as estratégias pedagógicas conforme as necessidades específicas de cada aluno.
A formação acontecerá em três turnos – das 8h às 12h, das 13h às 17h e das 18h às 21h.