Uma ação do PROEIS no distrito de Atafona, em São João da Barra, terminou com duas pessoas presas na manhã desta quinta-feira (27), após um furto a residência e a receptação dos materiais levados. A ocorrência teve início por volta das 5h54, quando um homem invadiu uma casa e furtou uma bomba d’água e diversos utensílios domésticos, incluindo torneiras, bandeja de inox, fiação elétrica, descarga de sanitário e prendedores de toalhas.
A identificação do suspeito só foi possível graças às imagens do Centro Integrado de Segurança Pública, repassadas à guarnição da Ronda Escolar que atuava pelo PROEIS. Com o apoio de um sargento que estava de folga, os policiais foram até o endereço do homem, que se apresentou espontaneamente. Ele foi revistado e estava apenas com R$ 17 e um relógio de pulso. Em depoimento, confessou o crime e contou que havia vendido a bomba d’água por R$ 50 em um ferro-velho da região.
No estabelecimento indicado, o funcionário confirmou a compra do item furtado. Durante a verificação, o proprietário do ferro-velho também acabou conduzido à delegacia após chegar ao local com uma caminhonete Ford F-1000 LX prata, sem placa. O veículo foi apreendido para perícia por suspeita de adulteração no sinal identificador.
Por segurança, os dois envolvidos foram algemados, já que um deles demonstrou comportamento exaltado durante o trajeto até a 145ª Delegacia de Polícia. A vítima compareceu à unidade e formalizou o registro da ocorrência. Após análise, o funcionário do ferro-velho foi preso por receptação, sem direito a fiança, enquanto o autor do furto foi autuado por furto qualificado, previsto no artigo 155 do Código Penal.
Segundo a Polícia Militar, o homem que cometeu o furto já possui diversas passagens, incluindo tráfico de drogas, furtos, posse ilegal de arma de fogo e lesão corporal. O caso seguirá sob investigação da Polícia Civil, e a caminhonete apreendida ficará à disposição da perícia.

