O Grupamento Ambiental (GAM) da Guarda Civil Municipal (GCM) resgatou 791 animais ao longo de 2024. O gambá foi a espécie com o maior número de resgates, 642 no total. O balanço é referente ao período de janeiro a novembro de 2024. O GAM resgata animais silvestres em boas condições de saúde e os devolve para o seu habitat natural, contribuindo para a preservação de várias espécies.
Dos 642 gambás resgatados, 139 foram encontrados apenas no mês de outubro. O GAM destaca que o gambá é um animal essencial para o equilíbrio ambiental. Se alimenta de animais e vegetais. Ao se alimentarem de frutas, espalham as sementes por onde passam por meio das suas fezes. Outro fato é que os gambás são importantes para o controle de pragas, pois comem escorpiões, cobras, baratas, carrapatos, entre outros. Essa espécie de animal é mais comum de ser resgatada devido à sua facilidade de reprodução. As fêmeas de gambás se reproduzem de uma a três vezes por ano, com o período de gestação entre 12 e 13 dias, podendo nascer até 20 filhotes. Por ano, cada gambá fêmea pode ter até 60 filhotes.
Já o segundo animal com maior número de resgate em Campos foi a jiboia, totalizando 69 resgates entre janeiro e novembro. O terceiro foi a cobra papa-pinto, com 21 resgates. Também houve registros de resgates de anfisbenas (2), cobras falsa coral (4), aranhas (2), ouriços (5), lagarto teiú (6), capivaras (8), coruja (7), tatu (1), sapo cururu (1), macaco prego (2), jacaré-do-papo-amarelo (2), cágado (2), cobra boi peva (1), cobra muçurana (1), cachorro do mato (3), cobra exótica (3), tamanduá (2), siriema (1), bacurau (1) e pássaros (5).
Neste ano, outubro foi o mês que registrou o maior número de resgates, com 155 atendimentos. O segundo foi setembro, que contabilizou 108 animais resgatados, e o terceiro foi março, que somou 101 resgates.
“A cidade é muito grande e o único órgão preparado para atuar na fiscalização ou no resgate hoje é o Grupamento Ambiental. Os crimes ambientais cresceram muito e nós tentamos fazer 100% do serviço para combater os crimes. É um benefício tanto para a população, como para os animais. Devido a grandes queimadas, construções irregulares, corte de árvores, os animais saem prejudicados e acabam indo para a área urbana. Mas o GAM está sempre em alerta para fazer o resgate desses animais e devolvê-los aos seus habitats naturais. Então, é muito gratificante o nosso serviço”, disse o comandante do GAM, Ralph Xavier.
O GAM orienta que entrem em contato com o Grupamento por meio dos telefones (22) 98175-0758, 153 e (22) 98102-0185, sempre que avistarem um animal silvestre, contribuindo para um resgate seguro.