Atenta ao aumento de veículos pesados, como carretas com mais de 4 eixos e bitrens, nas vias urbanas do município, devido ao atraso na conclusão da obra da Estrada do Ceramista (RJ 238), rodovia com cerca de 12 quilômetros de extensão, que conecta a BR-101 ao Porto do Açu, sendo também crucial para a logística da indústria cerâmica, a Prefeitura de Campos, por meio da Guarda Civil Municipal, está atuando em pontos estratégicos do município, orientando os motoristas a utilizarem à Arthur Bernardes para acesso à estrada.
A ação é pautada e direcionada à segurança viária, já que a malha viária do município não foi projetada para suportar carga de grande porte. Um dos pontos de orientação é no trevo de acesso à Avenida Nilo Peçanha.
“A Arthur Bernardes é a avenida preferencial de acesso à Estrada dos Ceramistas para veículos de grande porte, mas o GPS, às vezes, para acessar a área central, joga o condutor para a Avenida 28 de Março. É bom deixar claro que o município está respeitando a liminar deferida no ano passado, mas estamos verificando caminhões de grande porte dentro do município, por isso voltamos a orientar os condutores para que acessem vias que causem menos danos”, explica o gerente de trânsito da GCM, Sérgio Barreto.
Há também uma viatura da GCM baseada no trevo das praias, próximo ao Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (CEPOP), trazendo a mesma orientação, que é solicitar aos condutores das carretas que acessem a Avenida Presidente Kennedy ao invés da Alberto Lamego. “Como já foi falado em outra ocasião, a pista da Alberto Lamego está ficando deteriorada devido ao grande fluxo de veículos pesados que insistem em trafegar por lá. A orientação é acessar a Presidente Kennedy”, explica Barreto.
Desde do dia 30 junho do ano passado, a Estrada do Ceramista está no sistema pare e siga. A conclusão total da obra, iniciada há mais de dois anos e paralisada por várias vezes pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER), estava prevista para dezembro de 2025, o que não aconteceu. A previsão de conclusão final foi postergada para o primeiro semestre de 2026.


