O município de São Francisco de Itabapoana conta com atendimento especial para as grávidas de alto risco. Elas são atendidas na Clínica da Família Germano Barros Delgado, no Centro, sem a necessidade de sair do município para fazer o pré-natal. A clínica conta com ginecologistas, obstetras e oferece acesso a exames como ultrassonografia morfológica, Doppler (que visualiza o fluxo sanguíneo) transvaginal e exames de sangue.
A médica ginecologista e obstetra Marina Barbosa diz que atualmente 60 grávidas de alto risco fazem tratamento na clínica. A maioria apresenta complexidades como hipertensão arterial, diabetes, hipotireoidismo e infecção congênitas, como toxoplasmose. O grupo é formado por mulheres adolescentes e acima dos 35 anos.
— Quando elas chegam aqui, começam a fazer o controle semanal e, nos casos de hipertensão, fazem o controle diário da pressão arterial e são submetidas a exames para o controle da medicação. O fato dessas grávidas de alto risco poderem contar com esse acompanhamento no município ajuda muito, porque as consultas são mais frequentes, semanais ou quinzenais, e isso traz mais comodidade e tranquilidade — diz Marina.
A dona de casa Paulina Alves tem 18 anos e está na segunda gestação. O primeiro filho nasceu quando ela tinha 16 anos. Desde o início, ela faz o tratamento na Clínica da Família. “Eu me sinto segura sabendo que, se tiver qualquer problema, posso buscar atendimento imediatamente, sem correr riscos para mim e o bebê”, comentou Paulina.