Agentes da Guarda Civil Municipal, que atuam no Grupamento Ambiental (GAM), e do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA-RJ) realizaram, no fim de semana, fiscalização conjunta na faixa de areia da Praia de Farol de São Tomé. A ação teve como objetivo coibir o trânsito e estacionamento de veículos na faixa de areia, área de preservação permanente, visando proteger a segurança dos banhistas, as dunas e áreas sensíveis, como locais de desova de tartarugas marinhas.
Durante o patrulhamento, foi flagrado uma caminhonete Triton L200 estacionada a cerca de 30 metros da linha d’água/dunas, em desacordo com as normas ambientais. O condutor foi abordado e orientado quanto à irregularidade.
Considerando a ausência de danos ambientais visíveis e a colaboração do condutor, foi aplicada a sanção administrativa de advertência, conforme a Lei Municipal nº 9.427/2023, sendo o veículo retirado da faixa de areia.
O comandante da Guarda Municipal, Wellington Levino, esclarece que a fiscalização será intensificada durante o período do Carnaval. “A Guarda Municipal, por meio do Grupamento Ambiental, atua de forma integrada com o INEA e o Projeto Tamar no Farol de São Tomé, com ações permanentes de fiscalização, orientação e proteção ambiental. O patrulhamento é realizado durante a semana e nos fins de semana, em toda a extensão da orla. A fiscalização será intensificada durante o período do Carnaval, com a atuação integrada de todos os grupamentos da GCM, reforçando o compromisso da instituição com a preservação ambiental, a ordem pública e a segurança da população”.


