Em quatro dias, o Grupamento Ambiental (GAM) da Guarda Civil Municipal (GCM) resgatou um gambá-fêmea com quatro filhotes, na Pecuária; três animais da mesma espécie mais desenvolvidos e outro adulto, no Parque Alvorada; uma cobra jiboia, na localidade de Bugalho, em Goitacazes, na Baixada Campista; e um Gavião Quiriri, na área central de Campos. De sábado (04) até esta terça-feira (07) foram 11 animais silvestres resgatados, sendo quatro filhotes e três em desenvolvimento.
Segundo o coordenador do GAM, Ralph Matos, alguns cuidados são importantes quando a população encontra um animal silvestre. “Com o forte calor, os animais silvestres procuram abrigo e comida nas residências e é importante não mexer no animal e fazer contato com o GAM, que conta com equipe especializada e que vai ao local para fazer o resgate adequado dos animais com segurança”, informa Ralph.
Gambás são dispersores de sementes e controlam pragas- Entre os animais mais resgatados pelo GAM, estão os gambás, nome popular usado para se referir a algumas espécies de marsupiais da família Didelphidae. Se alimentam de diferentes alimentos, como pequenos vertebrados, invertebrados e frutas. Ao se alimentarem de insetos e roedores, os gambás acabam controlando o tamanho populacional desses animais, evitando o surgimento de grandes pragas urbanas. Além disso, eles também atuam como dispersores de sementes, ao se alimentarem dos frutos de diferentes espécies de plantas.
Gambás são animais mamíferos que lembram ratos, mas são da família dos coalas e cangurus. Destacam-se por ter uma longa cauda sem pelos, que utilizam para escalar. São animais solitários e com hábitos noturnos.
Fonte: Ascom