Quatro gambás adultos, sendo um com cinco filhotes; e duas cobras, sendo uma Boipeva e outra jiboia, foram resgatados pelo Grupamento Ambiental (GAM) na última quinta (25) e sexta-feira (26) em Campos. Em bom estado de saúde, todos já foram devolvidos ao seu habitat natural.
Dos quatro gambás, três foram resgatados na quinta-feira (25) e estavam em estabelecimentos comerciais de diferentes bairros do município. Já a cobra Boipeva foi resgatada em uma residência em Morro do Coco, na região Norte do município.
Na sexta-feira (26), foram resgatados uma gambá com cinco filhotes no Parque Tarcísio Miranda. Já a cobra Jiboia foi resgatada em Goitacazes, na Baixada Campista. A soltura acontece em Áreas de Proteção Ambiental. Os locais de soltura não costumam ser divulgados para evitar os predadores.
O gerente do GAM, Ralph Leandro, reforça a necessidade de acionar o órgão sempre que a população encontrar um animal silvestre. “Quando a pessoa encontrar um animal silvestre, o importante é não tentar o resgate e muito menos encostar no animal, porque alguns reagem quando ficam assustados. O ideal é isolar a área, tentar fazer imagens do animal e acionar o Grupamento Ambiental”, explica o gerente, explicando que o uso das imagens é para os agentes identificarem as características do animal e levarem o equipamento adequado para o resgate.
Os telefones para acionar o GAM são (22) 98175-0758, 153 e (22) 98102-0185.