Secretários e representantes da Prefeitura de Campos participaram de uma reunião do Grupo de Trabalho de Segurança Hídrica de Campos, na manhã desta terça-feira (2), na sede da concessionária Águas do Paraíba. O encontro visa à definição de estratégias para solucionar o problema das ligações clandestinas de esgoto nas galerias pluviais.
“A reunião é para que possamos alinhar as ações necessárias de ampliação da capacidade de segurança hídrica; aprimorar o processo de drenagem, que é uma responsabilidade do poder público; buscar melhorias na coleta de esgoto, principalmente nas irregularidades do sistema de conexão de esgoto e de água fluvial e principalmente os canais mais urbanos”, disse o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Junior.
O secretário destacou, ainda, que há um planejamento para melhorar a drenagem urbana e evitar os alagamentos, mas ressalta que o sistema de esgoto clandestino, ilegal ou a falta de uma estrutura de tratamento são problemáticos. “O esgoto jogado nos canais contamina a água desses locais e amplia a proliferação de vegetação nos canais, o que resulta em entupimentos que ocasionam alagamentos. A reunião de hoje foi muito proveitosa e esse segundo encontro vai nos ajudar a aprimorar esse processo em diferentes pontos da cidade”, reforçou Almy.
O diretor da concessionária, Giuliano Tinoco, e o gerente de Operações, Silas Almeida, apresentaram um levantamento realizado em ruas da área central da cidade, como a Conselheiro José Fernandes.
Ficou definido ainda uma nova reunião com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura para definir o cronograma das intervenções, que devem acontecer ainda no mês de abril. A data para o novo encontro ainda será marcada pelo GT.
Além do secretário de Agricultura de Campos, Almy Junior, participaram da reunião o chefe de gabinete do vice-prefeito Frederico Paes, Marcelo Freire; o assessor especial do gabinete do vice-prefeito, Sérgio Cunha; o subsecretário de Planejamento Urbano, René Justen; e representando a Procuradoria, Leonam Menezes.