A Guarda Civil Municipal (GCM) realizou a operação “Libera a Calçada”, nessa segunda-feira (6), em vários pontos de Campos. A ação tem por objetivo coibir o estacionamento irregular, principalmente de motocicletas, em cima de calçadas, que acabam prejudicando a passagem de pedestres. Durante a operação, foram multados 19 motos e 22 automóveis.
A operação foi realizada na Rua Santo Afonso, na Avenida Felipe Uébe, na Avenida 28 de Março e na Rua Visconde de Itaboraí.
“Com o intuito de devolver o espaço público aos pedestres, o departamento de trânsito realizou nessa segunda a operação ‘Libera a Calçada’ para coibir esse estacionamento irregular, que traz muito prejuízo tanto à segurança dos pedestres quanto à segurança viária, uma vez que, quando existem veículos estacionados na calçada, o pedestre não tem outra opção a não ser ir para a faixa de rolamento de veículos, podendo ser obstáculo, causando um risco à sua segurança. Então, o intuito do departamento de trânsito em fazer essa operação é devolver esse espaço público aos seus verdadeiros donos, os pedestres”, explicou o coordenador de Trânsito da GCM, Anderson Batista Cardoso.
As calçadas são partes das vias, normalmente segregadas e em níveis diferentes, não destinadas à circulação de veículos, reservadas ao trânsito de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano, sinalização, vegetação e outros fins.
Em casos de comércios de rua que destinam um recuo para o estacionamento de clientes, o coordenador Anderson Batista explicou que essas áreas devem ser diferenciadas com pintura e não devem estar no mesmo nível da calçada. Para configurar esse “recuo de calçada” deve haver a diferenciação das áreas, sendo por pintura ou diferenciação em nível da calçada. Quando isso não ocorre, todo espaço é considerado calçada”, pontuou.