Em três dias de operação “Verão Seguro”, a Guarda Civil Municipal (GCM) emitiu 37 notificações, 43 autuações e removeu 30 veículos em situação irregular. Mais de 150 veículos foram abordados. As ações de fiscalização, em conjunto com a Polícia Militar e a Secretaria de Ordem Pública, iniciaram no dia 31 de dezembro de 2024 e seguiram semana passada, na sexta-feira (3) e sábado (4), em Farol de São Tomé e Santo Amaro.
No primeiro dia de operação, em Santo Amaro, foram removidas 12 motocicletas por irregularidades e emitidas 28 notificações. Já no segundo dia, em Farol, sete automóveis foram removidos, sem dois carros e cinco motos. Além disso, 37 notificações foram emitidas. O terceiro dia de operação também foi realizada em Farol. Na ocasião, foram abordados 59 veículos. Do total, 11 foram removidos, sendo 10 motos e um carro. Também foram emitidas 43 autuações.
“Nós iniciamos as operações no dia 31 de dezembro de 2024. Nosso foco inicial é manter o ordenamento na praia de Farol. Abordamos mais de 150 veículos nesses três dias. Também lavramos 108 autos de infração e removemos 30 veículos para o pátio”, explicou o gerente de Transporte Interno e Trânsito da GCM, Batista Simões.
Neste período de verão, a GCM tem intensificado a fiscalização em Farol de São Tomé, mas também segue em atuação em outras áreas do município. Entre os dias 3 e 6 de janeiro deste ano, foram aplicadas 297 multas. Segundo balanço da Guarda, o maior número de multas geradas foi por condução de motocicleta, motoneta ou ciclomotor sem capacete de segurança. Já a segunda maior irregularidade é o estacionamento em passeio e a falta do uso de cinto de segurança é a terceira infração que mais gerou multas neste período.
Fonte: Ascom