A Guarda Civil Municipal (GCM) passará a atuar em mais dois pontos estratégicos para orientar o trânsito sobre a Portaria nº 55/2024, que proíbe o tráfego de veículos de carga com mais de quatro eixos nas vias sob administração do Município. Um dos pontos é no cruzamento da Avenida Presidente Kennedy (BR-356) e Rua José Bonaparte Vieira (prolongamento da Saldanha Marinho), e o outro é na Estrada do Carvão com Estrada do Ceramistas.
Segundo a GCM, os pontos de bloqueio são para orientar e conscientizar os motoristas. “Durante os 10 primeiros dias do cinturão, nós começamos a mapear o que estava acontecendo e observamos que temos alguns condutores que são teimosos e estão pegando rotas alternativas. Uma rota é a da Saldanha Marinho e a outra é na Estrada dos Ceramistas com a Beira Valão. Eles entram ali e vão para dentro da cidade. Por isso estamos remodelando a forma de trabalho, para que nos próximos dias tenhamos bloqueios nesses dois novos locais”, explicou o gerente de Trânsito e Transporte da GCM, Leonardo Batista Simões.
A Portaria 55/2024 foi publicada em edição suplementar do Diário Oficial do dia 30 de agosto. De acordo com a norma, o tráfego de veículos de carga rígidos ou articulados com mais de quatro eixos, que transitam em função da movimentação de carga para o Porto do Açu, deverão seguir o itinerário da BR-356 sentido BR-101 pela Avenida Presidente Kennedy (Jockey Clube), seguindo pela RJ-216 até o trevo de Donana, onde seguirá pela RJ-238 (Estrada dos Ceramistas) até a BR-101. O mesmo trajeto deverá ser seguido no sentido contrário, quando da chegada ao município pela BR-101 sentido BR-356.
Além dos novos pontos, os outros bloqueios estão instalados nos seguintes pontos: Avenida Arthur Bernardes; Avenida Nilo Peçanha; Policlínica da Polícia Militar (Posto do Contorno); Rua São Bartolomeu com Rocha Leão; Avenida Francisco Lamego (na subida da ponte Saturnino de Brito, em Guarus); e no entroncamento da BR-356 com Avenida Alberto Lamego. Além disso, uma viatura reforça o ordenamento do trânsito na rotatória da Universidade Estadual do Norte Fluminense.
O IMTT também fez a instalação de placas de sinalização vertical em nove cruzamentos, que são: BR-101 x Avenida Dr. Arthur Bernardes; BR-101 x Avenida Dr. Nilo Peçanha; BR-101 x Rua Conselheiro Tomás Coelho; BR-356 x Rotatória Av. Alberto Lamego; BR-356 x Av. 28 de Março; Rua Arlindo Gregori Barbeitas x Ponte da Lapa I; Rua Arlindo Gregori Barbeitas x Ponte da Lapa II; Avenida Alberto Lamego x Rotatória da UENF; e Avenida Sete de Setembro x Rua Marechal Floriano.