
Os amantes do beach tennis tiveram um momento especial na manhã deste domingo (08/02) na praia de Santa Clara, com a visita do campeão mundial Guilherme Prata. Na arena de esportes da praia de Santa Clara, Gui Prata, como é mais conhecido pelo público, comandou uma clínica de beach tennis com direito a um bate-bola e jogos de duplas. A atividade fez parte da programação realizada pelo Sesc Rio em parceria com a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana.
— Este é o segundo ano que a gente vem a Santa Clara, e estou muito feliz. No ano passado, as pessoas não conheciam o beach tennis, mas hoje, com o esporte sendo mais conhecido, tivemos um público maior e bem animado — observou o atleta.
Segundo Gui Prata, o beach tennis se tornou mais popular principalmente depois da pandemia de Covid-19. Atualmente, o Brasil é considerado a capital mundial do esporte. “Tem muitos torneios e atividades acontecendo, e isso é muito bom para desenvolver o esporte e manter esse crescimento. Quem sabe não teremos um futuro campeão de beach tennis aqui de São Francisco?”
Natural do Rio de Janeiro, Gui é pioneiro e ícone do beach tennis brasileiro. Em 2013, foi o primeiro brasileiro campeão mundial da modalidade e o único capacitor de beach tennis da Federação Internacional de Tênis (ITF) no mundo, atuando em diversos países. O atleta também criou a primeira escola de beach tennis no país e já capacitou mais de 7 mil professores desde 2014.
Segundo dados da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), cerca de 1,5 milhão de pessoas praticam beach tennis atualmente em todo o país. O esporte combina exercícios físicos intensos com socialização, além de ser um esporte acessível a todas as idades e podendo ser praticado em praias e áreas urbanas. Com isso, o Brasil se tornou uma das principais potências mundiais na modalidade, marcando presença nos rankings internacionais e torneios mundiais.




