Mais de 40 pessoas exerceram sua solidariedade doando sangue nesta terça-feira (02). As doações foram feitas no ônibus do Hemocentro Regional de Campos, que ficou estacionado na Praça dos Três Poderes, no pátio da Prefeitura, durante o dia. A ação é uma parceria do município com o Hemocentro, que regula e distribui os estoques para municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense.
O secretário municipal de Saúde, Fauazi Cherene, e a subsecretária, Caroline Rodrigues, receberam a equipe do ônibus do Hemocentro no pátio da Prefeitura. Foram cadastrados mais 70 possíveis doadores, que passaram por uma triagem.
O aposentado Marcos Ribeiro Gomes, 67 anos, morador em Santa Clara, esperava a oportunidade de doar sangue. “Eu morava no Rio e sempre doava, mas quando vim pra São Francisco, há cinco anos, ficou mais difícil porque nem sempre podemos ir ao Hemocentro de Campos. Minha esposa viu na internet e me avisou. Não podia perder essa oportunidade, afinal doar sangue é vida”, destacou.
Outro doador foi o vendedor Leonardo Couto, 31 anos, que mora no Centro da cidade. Ele contou que se tornou doador após seu pai precisar de uma transfusão. “Meu pai ficou doente e precisou de uma doação de sangue. Desde então sou doador. Quando morava em Campos, sempre doava; e com o ônibus aqui facilita muito. Doar sangue é um ato de amor que salva vidas”.
No final do dia, a equipe do Hemocentro informou que nem todos os cadastrados puderam doar por inaptidão e motivos como pressão arterial inadequada, uso de medicamento e hemoglobina baixa. Foram contabilizadas 45 bolsas de sangue.
Segundo a médica hematologista do Hemocentro, Yasmim Monteiro, a situação dos estoques de sangue na unidade é crítica. “Os estoques estão muito baixos, e cada doação de sangue que a gente recebe é muito importante, até porque uma doação pode salvar até quatro vidas. Para mantermos o estoque em situação regular, precisamos de 70 doações diárias, mas a média é de 30 doações por dia”.
Ainda de acordo com a médica, nem sempre a adesão dos moradores nos municípios visitados é boa. “Tem cidade em que temos uma boa adesão, com 60 bolsas, mas em outros temos apenas 10, 15. É importante que a população se conscientize e aproveite a oportunidade para fazer a sua doação”, observou. O Hemocentro Regional de Campos atende 24 municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense.
Além da doação de sangue, o ônibus também oferece a possibilidade de pessoas entre 18 e 35 anos que forem doar sangue realizar o cadastro no Redome (cadastro para doação de medula óssea).
Para doar sangue é preciso:
Estar em boas condições de saúde;
Ter entre 16 e 69 anos;
Ter peso acima de 50 kg;
Não estar em jejum;
Evitar ingerir alimentos gordurosos nas últimas 3 horas antes da doação;
Ter dormido pelo menos 6 horas;
Apresentar documento original com foto (RG ou CNH);
Homens podem doar a cada 60 dias, e mulheres a cada 90 dias.
O Hemocentro Regional de Campos funciona anexo ao Hospital Ferreira Machado, na Rua Rocha Leão, 2, Caju, todos os dias, inclusive feriados, das 7h às 18h.