Com a chegada do final do ano, o Hemocentro Regional de Campos (HRC) intensifica os esforços para garantir estoques de sangue suficientes para atender a demanda crescente por conta do aumento de emergências na região. O movimento maior nas estradas e o aumento de acidentes tornam a doação voluntária ainda mais essencial nesse período.
A unidade estará aberta nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, além de 1º de janeiro, das 7h às 18h, com o objetivo de ampliar as oportunidades para que os doadores compareçam. O HRC atende 25 hospitais da região e está localizado anexo ao Hospital Ferreira Machado na Rua Rocha Leão, nº 2, no bairro do Caju.
Segundo a Assistente Social do HRC, Rosângela Soares, a queda no número de doadores durante as festas de fim de ano é um grande desafio. “Nesse período, geralmente, há uma redução nas doações e, proporcionalmente, o número de acidentes e outras ocorrências que demandam transfusões aumenta. Por isso, peço às pessoas que estejam em Campos ou arredores que compareçam ao Hemocentro para fazer sua doação de sangue”, destacou.
UNIÃO E SOLIDARIEDADE – A professora Daniella Honorato decidiu aproveitar as férias para doar sangue. Ela foi acompanhada da amiga Bruna Merlin Câmara Rosa, com quem tem uma amizade de 12 anos. “Minha mãe tem mieloma múltiplo e precisa constantemente de transfusões de sangue. Isso me motivou a vir doar. Já doei uma vez, há cerca de cinco anos, mas agora consegui tempo e vim novamente”, relatou.
Já Bruna, estudante de medicina, destacou a importância de ajudar os hospitais a manterem o atendimento durante o período crítico do ano. “Eu estudo na área da saúde e vejo de perto como o número de doadores tem diminuído. Soube que algumas cirurgias em Campos precisaram ser adiadas por falta de sangue, e isso é muito sério. A doação é simples, rápida e salva vidas. Quero continuar vindo regularmente, porque cada gesto pode fazer a diferença”, afirmou.
REQUISITOS PARA DOAR – O Hemocentro funciona diariamente, das 7h às 18h, incluindo finais de semana e feriados e, para doar sangue, o voluntário precisa estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos responsáveis. Também é necessário a pessoa não estar em jejum, evitar alimentos gordurosos nas três horas anteriores à doação e apresentar um documento oficial com foto.