O Hemocentro Regional de Campos (HRC) se destaca por ser uma das poucas unidades de coleta de sangue no estado do Rio de Janeiro, além do HemoRio na capital, a funcionar todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h. Essa ampliação de horário, implementada há alguns anos, visava atender a uma antiga demanda da população, que pedia por mais flexibilidade para a doação de sangue. No entanto, a unidade tem enfrentado dificuldades para atrair doadores no turno da tarde, apesar do horário estendido.
Segundo a assistente social do HRC, Cristiane Barros, a ampliação do horário de atendimento foi uma mudança positiva, mas a adesão dos doadores à tarde ainda está aquém do esperado. “Há alguns anos, o Hemocentro funcionava até meio-dia. A ampliação do horário para até As 18h foi uma resposta a um pedido da população. Hoje, funcionamos todos os dias, incluindo feriados, mas o número de doadores no período da tarde é baixo. Acredito que seja uma questão de rotina a ser ajustada, quem almoça meio-dia pode vir mais tarde e quem trabalha até as 17h pode vir doar sangue após o expediente”, explicou Cristiane.
Ela também destaca que, apesar da equipe estar bem preparada e a unidade dispor de todos os recursos necessários, o número de doações ainda não é suficiente para suprir as necessidades da região. “A sociedade civil tem um papel fundamental na manutenção do estoque de sangue. Temos a infraestrutura e os profissionais prontos, mas sem a colaboração das pessoas, não conseguimos manter o estoque adequado para atender à demanda de 25 unidades hospitalares da região”, afirmou.
Para os doadores, o horário traz mais comodidade. O eletrotécnico Maycon Nunes, que já doou sangue três vezes no HRC, vê a ampliação como uma vantagem para quem tem a rotina apertada. “É muito bom, porque assim as opções de horários, quem trabalha só de manhã pode vir à tarde e vice-versa. O atendimento aqui é excelente, todos são muito receptivos”, comentou.
Para doar
É necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 60 anos (ou até 69, caso já tenha doado antes dos 60 anos), pesar mais de 50 quilos e apresentar documento original com foto. Além disso, a pessoa deve estar descansada, ter feito refeições leves e sem gordura nas três horas anteriores à doação e não ter praticado atividades físicas intensas por pelo menos cinco horas antes. A doação de sangue é permitida a cada 60 dias para homens e 90 dias para mulheres, respeitando o tempo necessário para reposição dos estoques de ferro.
Atualmente, o HRC recebe menos de 20 doações diárias, muito abaixo da meta de 70 doações diárias, que é o número ideal para atender à demanda das unidades hospitalares da região. A unidade está localizada anexo ao Hospital Ferreira Machado, na Rua Rocha Leão, nº 2, no bairro Caju. O Hemocentro reforça a importância da colaboração da população para manter o estoque de sangue e salvar vidas.
Fonte: Ascom