A doação de sangue é um ato nobre que oferece inúmeros benefícios não apenas para os receptores, como também para os doadores. Além do impacto positivo direto na vida dos pacientes, os doadores também colhem benefícios significativos. Antes de cada doação, os doadores passam por um exame de saúde que pode ajudar na detecção precoce de certas condições. Adicionalmente, a prática regular de doação de sangue tem sido associada à redução do risco de doenças cardíacas e hepáticas, devido à eliminação do excesso de ferro no corpo.
Uma única doação pode salvar até quatro vidas, já que o sangue doado é separado em diferentes componentes que podem ser utilizados para tratar diversas condições médicas, desde anemias graves até pacientes que necessitam de cirurgias ou estão em tratamento contra o câncer.
O Hemocentro Regional de Campos (HRC) enfatiza que a doação de sangue é um processo seguro e rápido. Em menos de uma hora, incluindo o tempo para triagem e recuperação, os doadores podem fazer uma diferença imensa na vida de muitas pessoas.
BENEFÍCIO LEGAL
No Brasil, a doação de sangue é um direito resguardado pela Lei nº 1075/1950, que garante aos doadores um dia de folga remunerada por ano. Essa medida não só incentiva a prática, como também assegura o repouso necessário após a doação, prevenindo possíveis quedas de pressão e permitindo ao corpo repor os 450 ml de sangue doados de forma segura.
Outro benefício legal é destinado aos doadores de medula óssea. Segundo a Lei nº 13.656/2018, aqueles registrados em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde estão isentos de pagar a taxa de inscrição em concursos públicos. Esse incentivo adicional valoriza a contribuição dos doadores e facilita sua participação em processos seletivos.
“Doar sangue faz muito bem para o doador e para o receptor. Além de renovar o sangue, o doador tem acesso a resultados de exame de sangue que são realizados a partir da amostra de sangue doado, fora que favorece bastante o controle da própria saúde, pois para doar precisa passar pela triagem. A doação de sangue não apenas salva vidas, mas também promove um espírito de solidariedade e cidadania”, comentou a Assistente Social do HRC, Maria Gonçalves.
REQUISITOS PARA DOAR – Para ser um doador, o interessado deve ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. É preciso apresentar documento de identidade com foto. Os menores de 18 anos só podem doar com o consentimento formal dos responsáveis.
O Hemocentro funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. A unidade atende 25 unidades hospitalares da região e fica localizada à Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro do Caju.