Na quarta-feira, os bombeiros realizaram o resgate de um homem de 48 anos, com mais de 250 quilos, que estava preso entre o lixo em um prédio em El Prat de Llobregat, na província de Barcelona, Espanha.
De acordo com o El País, a polícia recebeu o alerta no início da manhã, informando que o homem precisava de ajuda, pois havia caído em casa e, consequentemente, não havia comido nem bebido por vários dias.
O homem não saía de casa desde o início da pandemia, quando começou a trabalhar em casa. A última vez que a prefeitura teve contato com ele foi em outubro de 2022, após um alerta dos vizinhos. No entanto, sempre que havia uma intervenção, o homem não permitia que ninguém entrasse em sua casa, afirmando que estava bem.
Para realizar o resgate, foram necessárias sete horas. Uma escavadeira foi utilizada para remover o lixo acumulado no espaço, enquanto os bombeiros trabalharam para retirá-lo pela janela.
O El País indica que o homem alegadamente sofre de Síndrome de Diógenes.
O homem foi encontrado em boas condições pelas autoridades e recebeu oxigênio devido a dificuldades respiratórias. Ele foi retirado da casa pelos bombeiros, também pela janela, e está hospitalizado, mas não corre risco de vida.
Os vizinhos, que fizeram vários alertas, criticam a falta de ação da polícia e de outras entidades, como os serviços sociais e a prefeitura, que conheciam sua situação há vários anos.
Veja o vídeo dos trabalhos dos bombeiros na galeria acima.
Leia Também: Jovem fica com 45% do corpo queimado ao realizar desafio das redes sociais