Um homem de 61 anos foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo nesta terça-feira (29) em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, depois que um vídeo circulou nas redes sociais mostrando ele atirando para o alto, na varanda de sua casa, em uma área residencial, acompanhado de uma adolescente, que também foi chamada para atirar para cima. O casal comemorava o noivado.
Segundo a Polícia Civil, o homem foi solto depois de pagar fiança de R$ 50 mil.
Os agentes da 143ª Delegacia de Polícia, ao saberem do vídeo, iniciaram as investigações e encontraram, em ação conjunta com policiais militares, armas e munições, tanto na casa dele quanto no endereço comercial. O mandado de busca e apreensão foi cumprido no bairro Niterói.
“Não foi apresentada a documentação pertinente ao revólver calibre 38, sendo lavrado auto de prisão em flagrante pela prática de crime previsto no Art. 12 da Lei 10.826/2003”, explicou o delegado titular da 143ª DP, Dr. Filipi Poeys.
Nas redes sociais, o homem pediu desculpas e disse que pratica tiro esportivo. Ele negou que estivesse alcoolizado. Disse que poderia até ter bebido, mas estava consciente. Ele ainda criticou quem postou o vídeo, mas admitiu que, de qualquer maneira, estava errado. Quanto as armas apreendidas, segundo ele, todas tinha registro. Mas como não achou o registro de uma delas, precisou pagar fiança para sair da prisão.
A polícia divulgou ainda as armas apreendidas. Na residência dele foram encontrados um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 22 com luneta, 36 munições calibre 38 intactas, 18 estojos calibre 38 deflagrados, 72 munições calibre 22 intactas, sete estojos calibre 22 deflagrados, um carregar vazio de rifle 22, uma pistola de ar comprimido e seis carabinas de ar comprimido.
A polícia explica que a ação fez parte de mais uma etapa da operação Itaperuna Segura.
“Contamos com o apoio da Polícia Militar e do Ministério Público e Justiça em cada etapa porque ao representar por mandados de busca e apreensão ou de prisão o trabalho precisa ser integrado”, explica Dr. Filipi.
A Polícia Civil disponibiliza os seguintes telefones para denúncias anônimas, com sigilo e anonimato garantidos: o Disque Denúncia da 143ª DP, que é o (22) 98831-8027; e o telefone (22) 3822-7700.
Fonte: g1