Um homem foi preso neste domingo (13) em Campos dos Goytacazes, por maus-tratos a seis cachorros em sua residência, localizada no bairro Goitacazes. A ação da polícia foi desencadeada após uma denúncia recebida pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177).
De acordo com os agentes, a denúncia relatava que o morador da Rua Coronel Barros capturava cães nas ruas e os levava para sua casa. Informações adicionais indicaram que o homem agredia os animais diariamente e, em alguns casos, chegou a matá-los.
Atendendo à ordem de policiamento, policiais da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual do Desengano foram até o local e encontraram os seis cachorros vivendo em condições insalubres, sem acesso a água ou comida. A equipe também teve acesso a vídeos que mostravam as agressões a que os animais eram submetidos, incluindo fotos de um cachorro jogado na calçada da residência.
A equipe da 3ª UPAm solicitou a presença da perícia, que confirmou a situação de maus-tratos. O acusado foi preso em flagrante e levado à 134ª DP, onde aguardará a audiência de custódia. Todos os seis cachorros foram apreendidos e estão sob a responsabilidade do Centro de Zoonoses de Campos dos Goytacazes.
É importante destacar que maltratar animais é crime, conforme o artigo 32 da Lei 9605/98. Desde o início do ano, o programa Linha Verde já recebeu cerca de 10 mil denúncias sobre maus-tratos a animais em todo o Estado do Rio de Janeiro.
A população pode denunciar crimes ambientais 24 horas por dia, sete dias por semana, pelos telefones (21) 2253-1177 ou 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado. As denúncias também podem ser feitas pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”, pelo site (www.disquedenuncia.org.br) ou pela fanpage do Linha Verde no Facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
Fonte: Disque Denúncia

