Nesta segunda-feira (13), policiais civis da 123ª Delegacia de Polícia sob a coordenação do delegado titular, Dr. Pedro Emílio Braga, capturaram o nacional E.J.D.C, de 39 anos, autor do crime de estelionato, em Macaé.
O preso foi flagrado com três certificados falsos de cursos de qualificação profissional, sendo um da empresa JBRAZ Inspeções e Treinamentos Industriais, outro da empresa EFX e o terceiro da empresa Muñoz Consultoria.
A prisão aconteceu após denúncia que chegou ao proprietário de uma das empresas lesadas. O empresário procurou a polícia que obteve êxito em localizar e prender o estelionatário em frente ao banheiro masculino da rodoviária.
Na revista pessoal, os policiais encontraram os três certificados falsos na posse do criminoso. Os certificados eram de cursos de qualificação profissional em pintura industrial, segurança do trabalho em espaço confinado e trabalho em altura.
O autor foi encaminhado para a 123ª DP, onde confessou que falsificava os certificados sozinho. Segundo ele, os certificados eram vendidos por R$ 100 cada curso.
Além da empresa JBRAZ, a empresa EFX também teve um certificado falsificado apreendido. A proprietária da empresa disse que já havia recebido outras denúncias de certificados falsos emitidos pela empresa dela.
A 123ª DP investiga a extensão das ações do preso, falsificando certificados para outras empresas e acompanha o caso para identificar outros envolvidos e vítimas.
O autor foi preso em flagrante e vai responder por estelionato. Ele foi encaminhado ao sistema prisional.