O Centro Municipal de Imunização, situado na sede da Secretaria Municipal de Saúde, e a sala de vacinação da Clínica da Criança, em Guarus, terão o horário de atendimento alterado. A mudança, segundo a Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SUBVS), ocorre devido à baixa procura registrada neste período de festas de final de ano e férias.
Com a mudança, a vacinação aos sábados, domingos e feriados teve o horário de atendimento reduzido e, agora, pode ser feita das 8h às 17h. Já de segunda a sexta-feira, o horário permanece das 8h às 20h.
“Depois das 17h estamos registrando fluxo bastante reduzido, principalmente nos finais de semana, por isso, optamos por reduzir a carga horária. É comum registrar essa baixa procura na vacinação no final e no início de ano, mas em março e abril, quando começa a campanha de gripe, já começa a voltar à normalidade”, explica o assessor técnico Leonardo, acrescentando que a mudança é por tempo indeterminado.
Na semana do Natal, o funcionamento do Centro de Imunização e a sala de vacinação da Clínica da Criança será até o dia 24. Já na semana do Ano Novo, será até dia 31. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro não haverá vacinação.
VACINAS DISPONÍVEIS
Neste sábado (8) e domingo (9), primeiros dias com horário alterado, a população terá acesso aos imunizantes preconizados pelo Calendário Nacional de Vacinação para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Entre as vacinas estão: Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Tríplice Viral (VTV), Hepatite A e B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumocócica 10, Tríplice Bacteriana (DTP), Difteria e Tétano adulto (dT), Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente, e Difteria, Tétano e Pertussis acelular (dTpa).
Também estará disponível a vacina Influenza, que previne contra a gripe, aplicada para pessoas a partir dos 6 meses de vida.
Para quem vai se vacinar, é preciso levar documento com foto, CPF ou cartão do SUS e a caderneta de vacinação, no caso das crianças e adolescentes.
SUSPENSÃO
A aplicação da vacina Covid-19 está suspensa por falta de dose no estoque. O município aguarda a chegada de nova remessa para retomar esse atendimento.
Fonte: Ascom