Duas captações de órgãos realizadas recentemente no Hospital Ferreira Machado (HFM) possibilitaram salvar e transformar a vida de nove pessoas que aguardavam por transplante. Os procedimentos aconteceram nos dias 15 de abril e 4 de maio, marcando a terceira e a quarta captações de órgãos realizadas na unidade em 2025.
A ação mais recente envolveu um jovem de 17 anos, morador do Jardim Carioca, vítima de traumatismo cranioencefálico. Foram doados rins e córneas. No mês anterior, a doação partiu de um homem de 54 anos, natural do distrito de Quilombo, em Dores de Macabu. Nesse caso, foram captados rins, fígado e córneas.
“Esses dois pacientes salvaram e beneficiaram a vida de nove pessoas na lista nacional de receptores para transplante do SUS. Ambas as situações foram complexas, mas com o acolhimento da nossa equipe de Doação de Órgãos, suas famílias receberam toda a explicação necessária e autorizaram a doação”, destacou a médica Patrícia Rangel, responsável pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do HFM.
As famílias foram acompanhadas e orientadas pela equipe da comissão, que esclareceu os critérios legais, éticos e técnicos relacionados à morte encefálica, além da importância da doação. Em 2025, o hospital já registrou cinco autorizações para doação e quatro captações efetivas, totalizando a captação de três fígados, oito rins, dois pulmões e quatro córneas.