Gestores da Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizaram, nessa quarta-feira (24), uma visita ao novo centro cirúrgico em obras no Hospital Ferreira Machado (HFM), apontado como um marco importante na expansão dos serviços de saúde. Localizado no 5º andar, próximo à clínica cirúrgica, o novo setor está sendo estrategicamente projetado para oferecer uma gama abrangente de procedimentos, desde cirurgias eletivas até transplantes em tempo real.
“Funcionando de segunda a sexta-feira, com dois turnos e quatro salas, sendo uma apenas para procedimento de endoscopia e colonoscopia invasivas, teremos a capacidade de realizar até 40 procedimentos eletivos por semana, oferecendo cuidados de saúde essenciais para pacientes de todas as idades”, declarou o presidente da FMS, Arthur Borges. Ele destacou, ainda, que obras já estão em andamento, mas que isso não está prejudicando o atendimento aos pacientes.
“As janelas de vidro já foram retiradas e as paredes estão sendo quebradas para dar lugar ao novo espaço dedicado aos procedimentos cirúrgicos. Apesar das obras em andamento, é importante ressaltar que o tratamento e o descanso dos pacientes não estão sendo afetados. A equipe médica e os profissionais de saúde estão trabalhando diligentemente para garantir que os pacientes continuem a receber o melhor cuidado possível, mesmo durante esse período de transformação”, afirmou Borges.
O novo centro cirúrgico será equipado com uma estrutura moderna e completa, incluindo equipamentos de alta tecnologia e uma equipe dedicada de enfermeiros e auxiliares técnicos. Quadros de sinalização destacarão a importância das cirurgias seguras, com protocolos rigorosos antes, durante e após os procedimentos, visando garantir a qualidade e segurança para as equipes e pacientes.
As cirurgias ortopédicas eletivas serão uma prioridade, com o objetivo de melhorar o fluxo de pacientes e oferecer tratamento de qualidade. Em 2023, das 1.108 cirurgias ortopédicas realizadas, 451 foram eletivas, destacando o compromisso do HFM em fornecer cuidados cirúrgicos de excelência.
Inovação e integração
Já o superintendente de Gestão e Planejamento da FMS, Gilberto Nunes, ressaltou a inovação do centro cirúrgico, especialmente nas salas interligadas para transplantes em tempo real. “Estamos trabalhando na possibilidade de realizar transplantes em tempo real, como a remoção e transplante de órgãos sem precisar se locomover para a capital. Essa será uma conquista técnica notável, que aumentará significativamente a eficiência e a disponibilidade de órgãos para transplante na região”, comentou.
O superintendente de faturamento e finanças da FMS, Filipe Mocaiber, enfatizou a diversidade de procedimentos oferecidos pelo novo centro cirúrgico. “Desde cirurgias pediátricas até ortopédicas, vamos estar preparados para atender às diversas necessidades médicas da população, proporcionando tratamento de qualidade para pacientes de todas as idades”, comunicou.
Fonte: Ascom