A Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos deu início às aulas do Pré-Vestibular Social Norma Brito, o cursinho gratuito oferecido pelo órgão para as pessoas que vão prestar vestibular, concursos ou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com cerca de 50 alunos inscritos, o pré-vestibular acontece na sede da SIRDH. A subsecretaria é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, que informa que ainda há vagas para os interessados em participar do cursinho.
De acordo com o subsecretário Gilberto Totinho, a iniciativa foi criada para oferecer a preparação a jovens e adultos de baixa renda e que não têm condição para pagar um cursinho, este que foi nomeado “Norma Brito” em homenagem póstuma à educadora e ativista do Movimento Negro de Campos, Norma Ribeiro Brito, que morreu aos 52 anos, em 2017.
“A gente entende que, sem esse pré-vestibular e os demais pré-vestibulares de cunho social, muitas pessoas em situação de vulnerabilidade, muitas pessoas com renda per capita com perfil de Cadastro Único, não teriam ingressado em uma universidade se não fosse a possibilidade de competitividade de forma igual a partir dos ensinos e ensinamentos que eles adquirem aqui no pré-vestibular. O pré-vestibular, para a gente, é sinônimo de muito orgulho, porque no último ano a gente conseguiu botar seis pessoas em universidades públicas, entre elas o UENF, UFF e IFF. Como parte da política pública de ações afirmativas do governo Wladimir Garotinho, esse pré-vestibular é um golaço”, disse Totinho.
INSCRIÇÕES AINDA ESTÃO ABERTAS
Apesar das aulas já terem sido iniciadas, a SIRDH ainda está com as inscrições abertas para quem deseja participar do Pré-vestibular Norma Brito. Para se inscrever, o interessado deve comparecer à sede da SIRDH, que fica localizada na Rua Comendador José Francisco Sanguedo, 129, no Centro, no prédio da antiga Fundação Zumbi dos Palmares, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O candidato deve levar uma cópia de documento com foto, cópia de comprovante de residência e uma foto 3×4.