
Com apenas 15 dias de implantação, o Cartão Combustível já está fazendo diferença no abastecimento da frota de veículos que atendem à Prefeitura de São Francisco de Itabapoana. A praticidade e a segurança já puderam ser constatadas nesse período. Do dia da implantação do cartão (21 de outubro) até esta segunda-feira (03), foram realizados mais de 420 abastecimentos com o Cartão Combustível.
A iniciativa permite um maior gerenciamento da frota, comodidade, praticidade e segurança para os condutores, além de permitir um melhor controle dos gastos com combustível, que resultará em economia de gastos para o município. Com a implantação do sistema, os veículos só podem ser abastecidos com o Cartão Combustível. Para isso, todos os 200 veículos que compõem a frota municipal e 245 condutores já foram cadastrados num sistema adquirido pela Prefeitura de uma empresa privada.
Além do cartão físico, que já está sendo utilizado pelos condutores e motoristas, a Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, responsável pela implantação, conta com um sistema de monitoramento e controle. Através dele, é possível concentrar dados e gerar informações como cadastro e utilização dos veículos (carros, caminhões, ônibus, tratores, ambulâncias e viaturas), cadastro dos motoristas, rotas, postos de gasolinas e preços de combustível, além de permitir consultas e gerar relatórios de vários dados.
Tranquilidade e transparência – De acordo com o coordenador de Transporte da Secretaria Municipal de Saúde, Alexandre Baltazar, o novo sistema é mais prático e foi bem aceito pelos motoristas. “Os nossos condutores se adaptaram muito bem, porque, com o Cartão, eles têm mais praticidade e disponibilidade de horários em alguns postos de abastecimentos, o que gera um conforto e evita a falta de combustível devido às demandas em horários noturnos”, disse.
Alexandre destacou ainda que, com o Cartão, o abastecimento se torna mais seguro. “Em algumas situações, não será preciso mais prestar conta do que foi abastecido, porque, com o sistema, é muito prático e a informação é gerada em tempo real, inclusive apontando o local e o valor que foi abastecido. Isso evita fraudes, além de isentar qualquer desconfiança caso haja alguma suspeita”, observou Alexandre, ressaltando que essa tranquilidade é muito importante para os motoristas que trabalham com pacientes para vários destinos.



