
Agricultores familiares participaram, na manhã e tarde desta quarta-feira (19), de seminário sobre inclusão socioprodutiva. A iniciativa, realizada pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana na Câmara Municipal, teve como tema “Do campo à cidade: políticas públicas para economia circular inclusiva”.
Promovida através de parceria entre as secretarias municipais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e de Trabalho e Desenvolvimento Humano, o evento contou com palestra do consultor de políticas públicas Celso Oliveira. O seminário também realizou três mesas de debates: Direitos Humanos, Cidadania Plena e Inclusão Produtiva; Inclusão Produtiva no Campo e na Cidade; e Rede socioassistencial como protagonista do desenvolvimento social. Elas foram comandadas por especialistas de cada área.
Para o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Enaldo Barreto, foi uma “oportunidade ímpar para, através do debate efetivo, progredirmos em políticas públicas estruturantes” que serão implementadas através do Plano Municipal de Inclusão Socioprodutiva.
“Isso se dá através de diferentes eixos que envolvem, por exemplo, a educação. Recentemente, a prefeitura passou a disponibilizar Educação de Jovens e Adultos (EJA) para a comunidade quilombola de Deserto Feliz. A partir de ações efetivas como esta, contribuímos para a redução de desigualdades”, pontuou.
A inclusão digital foi um dos temas ressaltados pela secretária municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Claudineia Rodrigues. Ela considera que a discussão em conjunto de assuntos como este contribui para que iniciativas práticas sejam executadas no futuro e, desta forma, aconteça o desenvolvimento municipal.
Já a coordenadora de Inclusão Produtiva do Sebrae, Renata Roque, que acompanha o debate do tema há cerca de dois anos na cidade, destacou que o assunto está ligado ao “compromisso com vidas, sonhos e dignidade para possibilitar que cada pessoa transforme sua realidade por intermédio desta união de forças entre diferentes esferas”. “Este município é a prova que, quando acreditamos nas pessoas, tudo é possível”, afirmou.
Também participaram do seminário o deputado federal Murillo Gouvêa, o vereador Sorriso e o coordenador regional do Sebrae na região Norte Fluminense, Guilherme Reche.
Confira mais imagens:
galleryseminario/gallery





