Influenciador “Gualavita” deixa a prisão após três meses

Ex-candidato a vereador de Campos estava preso há três meses por extorsão; investigações apontam abusos na cobrança de dívidas

PUBLICADO EM

O influenciador digital e ex-candidato a vereador de Campos, João Paulo Freitas Campos, conhecido como “Gualavita”, deixou a prisão na tarde desta quarta-feira (17), após três meses detido. A liberdade foi concedida em audiência realizada na terça-feira (16), quando ele aceitou um acordo de não persecução penal oferecido pelo Ministério Público (MP).

Esse tipo de acordo é previsto para casos em que a pena mínima do crime é inferior a quatro anos e não envolve violência ou grave ameaça. Para ser válido, o investigado precisa confessar formalmente o delito e aceitar as condições impostas pelo MP, que substituem a necessidade de aplicação de pena privativa de liberdade.

“Gualavita” ganhou notoriedade em 2024 ao concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores de Campos pelo União Brasil, obtendo 369 votos. No entanto, em junho deste ano, foi preso no Parque Aurora em cumprimento a um mandado de prisão preventiva por extorsão.

Segundo a Polícia Civil, ele emprestava dinheiro a juros e, durante as cobranças, teria cometido abusos que levaram duas vítimas a denunciá-lo. Nas buscas realizadas em sua residência, os agentes apreenderam dois veículos, entre eles um Jeep Compass avaliado em R$ 115 mil, além de cordões, anéis, relógios e celulares.