O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP RJ) prepara um novo concurso público para preencher vagas nas áreas de apoio. O certame contará com 76 vagas distribuídas entre cargos de nível médio e superior. A organização ficará a cargo da Fundação Getulio Vargas (FGV), conforme contrato celebrado. As inscrições e detalhes sobre a estrutura das provas já foram definidos, trazendo expectativa para os candidatos interessados em seguir carreira pública nesta importante instituição.
O quadro de vagas do concurso é composto por 46 oportunidades para nível médio e 30 para nível superior. Quem se inscrever encontrará oportunidades variadas, podendo optar por diferentes áreas de atuação dentro do Ministério Público. A seguir, serão apresentados os detalhes de cada cargo e as suas respectivas exigências de escolaridade, afim de auxiliar os interessados a encontrar a vaga mais adequada ao seu perfil.
Para o nível médio, o concurso MP RJ oferece posições para o cargo de técnico do Ministério Público. Especificamente, são 45 vagas para a área administrativa e uma vaga para a área de notificação e atos intimatórios. Já para o nível superior, as oportunidades são para analistas, abrangendo as áreas administrativa e processual. As vagas estão distribuídas da seguinte forma: 10 para analistas administrativos sem especialização, 8 para aqueles com especialização em Tecnologia da Informação (TI) e 12 vagas para a área processual.
O processo seletivo visa atrair candidatos qualificados, oferecendo remunerações atrativas. Técnicos terão um salário inicial de R$ 5.853,42, enquanto analistas receberão R$ 9.534,57. Além da remuneração, os servidores do Ministério Público do Rio de Janeiro ainda terão acesso a benefícios como auxílio-saúde, auxílio-educação, auxílio-alimentação e auxílio-locomoção.
O processo de seleção para o concurso MP RJenvolverá provas objetivas e de redação, ambas com caráter eliminatório e classificatório. As avaliações serão aplicadas em dias separados para técnicos e analistas, permitindo que os candidatos participem de ambas as seleções, caso desejem. As provas ocorrerão em vários municípios do estado, incluindo Rio de Janeiro, Niterói e Petrópolis, entre outros, priorizando locais com fácil acesso a transportes públicos.
A prova objetiva será composta por 80 questões, divididas igualmente entre conhecimentos gerais e específicos. Essas questões irão testar o domínio dos candidatos sobre temas relevantes para as funções que pretendem ocupar, ao passo que a redação avaliará a capacidade de organização e expressão escrita dos participantes.