Estão abertas as inscrições para o X Seminário “Campos no Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, com o tema “Garantir a proteção é urgente”, a ser realizado no Teatro Municipal Trianon, no dia 15 de maio. As inscrições são gratuitas.
O seminário faz parte da programação da Campanha Nacional Maio Laranja, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes, marcado no dia 18 de maio. A data foi instituída em memória da menina capixaba Araceli Cabrera Sánchez Crespo, assassinada em 1973 aos oito anos de idade.
Na programação do seminário, estão palestras que vão abordar temas como “A importância da informação como ferramenta para o enfrentamento da violência sexual infantil”, ministrada pela promotora de Tutela Coletiva da Infância e da Juventude de Campos, Anik Rebello Assed Machado; “O papel da Comissão em defesa dos Direitos da Criança”, ministrada pelo vereador e presidente da Comissão em Defesa dos Direitos da Criança da Câmara Municipal, Leon Gomes.
Também estarão participando o delegado da Polícia Federal, especialista em Crimes Cibernéticos, Clayton Bezerra, também idealizador do Federal Kids, que vai falar sobre “Proteção da Criança e Adolescente frente às novas tecnologias”; a pediatra do Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP), da Secretaria de Saúde, Laura Machado, e a coordenadora do Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança Vítima de Violência Sexual (CAAC), Alice Alves, que vão falar sobre o papel desses dois órgãos na garantia da proteção e saúde de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.
Com o tema “Programa FortaleSer; Conselho Tutelar; CREAS e PSE formando multiplicadores. Garantir a Proteção da Criança e do Adolescente é urgente”, estarão participando a coordenadora do FortaleSer; a conselheira tutelar Manuelli Batista; a diretora de Proteção Especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), Rosangela Marvila; e a assistente social do Programa Saúde na Escola (PSE), Francelyne Levino.
O evento está previsto para começar às 13h15. Do meio-dia às 13h, será o credenciamento. A mediação das palestras será feita pela pedagoga da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), Lucienne Beatriz Oliveira Soares.
A programação completa da Campanha Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes será divulgada até o final desta semana. As ações começam no dia 13 e seguem até o dia 18, encerrando a programação.