Terminam nesta terça-feira (19) as inscrições para o Curso Preparatório para Ingresso no Ensino Médio do Instituto Federal Fluminense (IFF). A iniciativa, gratuita, é voltada exclusivamente aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de São Francisco de Itabapoana. As aulas serão realizadas em dois polos. Os estudantes interessados devem procurar a direção da escola onde estudam, que fará o procedimento de inscrição. No polo da Escola Municipal Estelita de Araújo Crespo, as aulas acontecerão às segundas e quartas-feiras, no turno da tarde, atendendo os alunos das escolas Décio Machado, Estelita, Ilda Muylaert e Aníbal Abreu Viana. No polo da Escola Municipal Modelo Herval Luiz dos Santos, no Centro, o curso acontecerá aos sábados, nos turnos da manhã e da tarde, atendendo às demais unidades escolares que oferecem os anos finais do Ensino Fundamental.
O programa, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT), tem se consolidado como um dos maiores diferenciais educacionais do município. O Pré-IFF já ajudou dezenas de estudantes a conquistarem vagas no IFF. Somente no ano passado, 26 alunos da rede municipal foram aprovados diretamente, sem necessidade de reclassificação. Para 2025, a expectativa é superar esse número, garantindo ainda mais histórias de sucesso. Um dos exemplos é Anderson Pereira Oliveira, ex-estudante da E. M. Domingos Santos, de Ponto de Cacimbas. Em 2023, Anderson conquistou o 2º lugar no Curso de Eletrônica no IFF Campus Guarus. O jovem sequer conhecia essa possibilidade, até ser abordado em sua escola pelo coordenador da SMECT, Alexandre Azevedo, e incentivado pelo então diretor, Flávio Malte. Hoje, sua trajetória inspira outros estudantes.
O Instituto Federal Fluminense (IFF) é reconhecido nacionalmente pela qualidade de ensino e pela oferta de Ensino Médio integrado a cursos técnicos. A instituição é vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e faz parte da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que reúne 38 institutos, além de Cefets e Escolas Agrotécnicas em todo o Brasil. Para o secretário municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, Gustavo Terra, o curso representa muito mais do que preparação: é uma ferramenta de transformação social. “Estamos falando não só no ingresso ao Ensino Médio, mas também na formação técnica integrada de alto nível. Nosso papel é oportunizar esse acesso e mostrar que os sonhos dos nossos estudantes são possíveis”, destacou.