O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) iniciou nesta quinta-feira (28) a interdição da RJ-238 (Estrada dos Ceramistas), no trecho entre a BR-101 e a Estrada do Carvão, para a realização de obras de pavimentação. O bloqueio, previsto para durar até três meses, foi comunicado à Prefeitura de Campos dos Goytacazes e tem como objetivo garantir a compactação e resistência do asfalto na rodovia.
Apesar de o DER-RJ ter planejado o desvio do tráfego para a Avenida Arthur Bernardes, os motoristas que passaram pela BR-101, nas proximidades do Trevo do Índio, enfrentaram um bloqueio completo do acesso à avenida. A medida gerou um congestionamento quilométrico, complicando ainda mais o trânsito na região.
A Prefeitura de Campos ainda não justificou a interdição da Avenida Arthur Bernardes, que afeta o trecho entre o Trevo do Índio e a Avenida José Alves de Azevedo. Entretanto, em nota divulgada na última quarta-feira (27), o poder público expressou preocupação com o impacto das obras na Estrada dos Ceramistas, destacando que a via apresenta um “certo nível de deterioração” e pode não suportar o tráfego de carretas de grande porte.
As intervenções na RJ-238 incluem a reconstrução de 12 quilômetros da estrada, com reforço estrutural, drenagem, sinalização e aplicação de novo revestimento asfáltico. O investimento na obra é de R$ 57,9 milhões, e a previsão de conclusão é para o primeiro semestre de 2025.
Além da pavimentação da RJ-238, o DER-RJ também realiza a construção da aguardada Ponte da Integração, que vai conectar os municípios de Campos, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.