SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Duzentas e cinquenta famílias foram atingidas pela inundação de 12 bairros em Bandeirantes, cidade de 31 mil moradores no norte do Paraná, após trombas d´água neste domingo (5). A prefeitura decretou situação de calamidade pública e pediu ajuda para a Defesa Civil do Estado e para o Exército.
Segundo o prefeito Jaelson Matta (Podemos), as trombas d´água caíram em duas regiões e provocaram o transbordamento de dois ribeirões que atravessam a cidade. Choveu 150 mm na cidade.
Além das 250 famílias da região urbana, há moradores da zona rural ilhados porque várias pontes foram inutilizadas. Não há informações sobre mortos ou feridos.
A prefeitura ainda não divulgou quantas pessoas estão desabrigadas e quantas puderam voltar para casa depois do temporal. Segundo o prefeito, é realizado um levantamento dos prejuízos causados pela enchente.
Os moradores afetados foram orientados a procurar duas escolas públicas, abertas como pontos de apoio. Há arrecadação e distribuição de roupas, alimentos e produtos de higiene para as famílias.
Imagens postadas pela própria administração municipal nas redes sociais mostram ruas inundadas, carros derrubados e famílias sendo resgatadas por servidores públicos e voluntários. Em alguns casos foi necessário usar retroescavadeiras para retirar as pessoas dos pontos de enchente.
As aulas foram suspensas nesta segunda-feira (6) nas escolas municipais.
Dados do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) mostram que quatro em cada dez municípios brasileiros são considerados vulneráveis a desastres climáticos relacionados a chuvas extremas, como as que atingiram o litoral norte de São Paulo no último Carnaval.
Estas 2.120 cidades concentram 70% da população e muitas delas ficam na costa do país.