O Departamento de Justiça dos Estados Unidos acusou nesta quarta-feira dois irmãos de terem roubado 25 milhões de dólares (aproximadamente 23 milhões de euros) em criptomoedas “em 12 segundos”, utilizando uma técnica sofisticada e sem precedentes contra a ‘blockchain’ da Ethereum.
Os suspeitos são Anton e James Peraire Bueno, de 24 e 28 anos, que foram detidos na terça-feira. Ambos estudaram ciência da computação e matemática em uma “universidade de renome” e usaram suas habilidades para “explorar a integridade da ‘blockchain’ Ethereum”, conforme comunicado do Departamento de Justiça dos EUA. Os irmãos, que alegadamente planejaram o golpe ao longo de vários meses, modificaram o processo pelo qual as transações privadas dos usuários são validadas e adicionadas à ‘blockchain’ Ethereum, uma nova técnica que nunca havia sido mencionada em uma acusação criminal, destacou o Departamento de Justiça.
O procurador do distrito sul de Nova Iorque, Damian Williams, enfatizou que a atividade dos suspeitos “coloca em risco a própria integridade da ‘blockchain'”.
Após obter o dinheiro de maneira fraudulenta, os irmãos recusaram “pedidos para devolvê-lo” e tomaram medidas para ocultar suas identidades e esconder o assalto por meio de empresas de fachada e de múltiplas plataformas estrangeiras de troca de criptomoedas, conforme também destacou o sistema judiciário norte-americano.
Os Peraire Buenos, detidos em Boston e Nova Iorque, de acordo com o comunicado de imprensa, enfrentam penas de até 20 anos de prisão por cada um dos três crimes pelos quais são acusados, relacionados com fraude eletrônica e lavagem de dinheiro.