Há exatamente um mês, no dia 6 de setembro, o jovem Rafael Vasconcelos Manhães de Castro, de 18 anos, foi baleado durante uma tentativa de assalto no Parque Santo Amaro, em Campos. Na ocasião, ele estava a caminho da casa de um amigo quando foi abordado por dois homens em uma motocicleta. Ao tentar fugir, Rafael foi atingido por disparos no tórax e na coluna, perdendo os movimentos das pernas, além de colidir sua bicicleta com um carro estacionado. Um projétil permanece alojado em sua coluna, o que o deixou paraplégico.
Socorrido inicialmente para o Hospital Ferreira Machado, Rafael foi transferido para uma unidade particular, onde permanece internado. Exames confirmaram sua paraplegia, e agora a família aguarda a liberação do Home Care para que ele possa seguir com o tratamento em casa. A Polícia Civil, que investiga o caso por meio da 134ª Delegacia, já identificou e indiciou um dos envolvidos no crime.
Para arcar com os custos da recuperação de Rafael, a família criou uma vaquinha virtual, cujo valor arrecadado até o momento ultrapassou metade da meta de R$ 50 mil. O dinheiro será usado para adaptações na casa, tratamentos de fisioterapia e medicamentos. Com as doações, já foi possível adquirir uma cadeira de rodas, uma cadeira de banho e iniciar as obras de adaptação no lar de Rafael. Assim que receber alta, ele começará sessões de fisioterapia específicas.
Relembre o caso: Rafael foi atingido por disparos no cruzamento das ruas Nuno Tavares e Luiz Otávio, no Parque Santo Amaro. Após ser baleado, ele bateu com a bicicleta em um carro estacionado. O projétil, alojado na coluna, impossibilita os movimentos das pernas. Após quatro dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ele foi transferido para um quarto, onde já iniciou o processo de recuperação com sessões de fisioterapia.