O fluxo de atendimento ao paciente foi o foco da primeira reunião de 2025 para implantação do projeto Lean nas Emergências no Hospital Geral de Guarus (HGG). O encontro, que aconteceu na primeira quinzena de janeiro, foi conduzido pela consultora Letícia Baraúna, que reforçou que o resultado satisfatório ao paciente foi o objetivo. Para isto, a consultora disponibilizou ferramentas para agregar valor ao atendimento.
“Deixamos, também, um plano de ação para ser avaliado na nossa próxima visita. O paciente vai perceber as diferenças implantadas, o que vai agregar valor ao atendimento que já é feito. As melhorias serão internas e voltaremos a trabalhar esta ferramenta em visitas posteriores, quando será necessário receber o feedback do paciente”, adiantou Letícia.
Além da apresentação da nova ferramenta, a consultora verificou o que já foi implantado a partir de visitas anteriores. “Já vemos resultados satisfatórios com a organização do atendimento médico. Agora, o retorno do paciente após exames ou medicações é com o mesmo médico que o recebeu no atendimento inicial. Isto otimiza o entendimento do quadro geral do paciente e agiliza o fluxo”, explicou a diretora clínica do HGG, médica Luisa Barreto.
Para o superintendente do HGG, médico Vitor Mussi, o Lean nas Emergências será transformador no ano de 2025. “Esta foi a primeira reunião do ano. Ao longo de 2025, teremos muitas outras e já começamos a colher os frutos deste trabalho pensado lá atrás para otimizar nosso trabalho. Ao longo do ano, vamos concluir todas as etapas de melhorias e o resultado será visto na prática”, disse.
Sobre o Lean
O Lean nas Emergências começou a ser implantado no HGG no dia 3 de outubro de 2024, quando a unidade recebeu uma equipe de consultoria e gestão vinculada ao Ministério da Saúde. Foram dois dias de reuniões e visitas guiadas com a superintendência e as direções clínicas, de enfermagem, de emergência e administrativa com o objetivo de levantar dados do hospital, identificar pontos positivos e negativos para implantação de ferramentas resolutivas.