Realizada na quinta (9) e sexta-feira (10), a 1ª Feira Literária de São Francisco de Itabapoana (FLISFI) reuniu literatura, música e cultura, no Salão Felicità, área central.
Entre as atividades da programação, os participantes puderam participar de roda de conversa com autores são franciscanos, de Campos dos Goytacazes e de São João da Barra, como também de apresentações teatrais, contação de histórias, roda de capoeira, exposição do Boi Macuco, além da venda de livros a partir de R$ 2, através do programa Mais Leitura, da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro.
Destacando a avaliação positiva da primeira edição, a prefeita Francimara Azeredo agradeceu a dedicação da equipe envolvida na organização da FLISFI, que, para ela, proporcionou a promoção da cultura e educação.
— Seguiremos fortalecendo o compromisso da municipalidade em oferecer o suporte necessário para iniciativas que valorizam a literatura e o conhecimento e, consequentemente, impactam positivamente a comunidade, já que contamos como stands de escolas, papelarias e cursos de instituições locais — observou.
Após visitar a feira no segundo dia, o vice-prefeito Raliston Souza afirmou que o evento foi um sucesso ao “proporcionar uma intensa troca de experiências literárias, a partir do destaque à rica cultura local”. “Que venham mais feiras”, finalizou.
Paralelamente, o secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, disse que a “atmosfera da FLISFI foi envolta em encanto, estímulo à imaginação e pela conexão com o mundo literário, capturando a atenção de todos”, ao ressaltar que os espaços instagramáveis, como a “Árvore do Saber”, o “Baú de Livros” e o “Balão Mágico”.
A FLISFI foi uma realização da Associação de Moradores e Produtores Agricola do Macuco (AMPAMAC), tendo patrocínio também da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado do Rio de Janeiro.