A livraria mais antiga do Brasil, Ao Livro Verde, será terma de uma audiência pública na Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes. O evento ocorrerá na próxima segunda-feira (14) às 11h no plenário do Legislativo, conforme o Aviso Público nº 0006/2023.
Os órgãos públicos e entidades interessadas em se manifestar durante a audiência devem enviar um e-mail para [email protected] / [email protected] solicitando o devido credenciamento no prazo de dois dias úteis após a publicação deste edital, no horário das 08h às 15h.
Os órgãos públicos, empresas públicas, entes paraestatais e serviços sociais autônomos precisam enviar uma solicitação via ofício emitido por seus representantes legais para obter o credenciamento.
Já as entidades jurídicas de direito privado podem solicitar o credenciamento por meio de um simples ofício assinado pelo seu representante legal, desde que cumpram os seguintes requisitos: apresentação de cópia do documento de identidade e CPF do representante legal da entidade; apresentação de cópia do Estatuto, da Ata de Fundação e eleição da atual diretoria (registrados em Cartório) e respectivo ato que permita a representação da entidade. Os itens I e II devem ser encaminhados aos e-mails disponibilizados no momento do pedido de credenciamento.
LIVRARIA MAIS ANTIGA DO BRASIL
Há 170 anos, em uma quinta-feira, mais precisamente em 13 de junho de 1844, a Ao Livro Verde abriu suas portas na Rua da Quitanda, 22, inaugurada pelo português José Vaz Correia Coimbra. Embora a rua tenha mudado de nome, agora sendo conhecida como Governador Theotônio Ferreira de Araújo, 66, a livraria mais antiga do país ainda permanece no mesmo local. Além de livros, a loja também oferece produtos de papelaria para seus consumidores.
Desde sua inauguração até os dias atuais, a Ao Livro Verde tem uma rica história para contar. A livraria já vendia seus livros quando a princesa Isabel assinou a Lei Áurea em 13 de maio de 1888 e quando o marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República em 15 de novembro de 1889. A livraria resistiu firmemente às duas Guerras Mundiais: a primeira ocorrida entre 1914 e 1918 e a segunda entre 1939 e 1945.