Pais, professores e alunos tiveram uma manhã diferente nessa terça-feira (14), na Escola Municipal Maria Lúcia, no Turfe Clube. Eles participaram de palestras sobre Abuso Infantil, em alusão ao Maio Laranja, mês de conscientização sobre o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A gestora da unidade, Ana Maria Santiago Pessanha, falou sobre a importância do evento.
“A unidade sempre realiza palestras de conscientização, pois é importante que as crianças recebam informações acerca de tudo que as rodeiam. Eu sempre realizo esses eventos nas salas, hoje decidi trazer para a quadra, para chamar atenção dos pais e comunidade sobre a violência e o bullying, que sempre nos assustam muito, quando se fala de crianças e adolescentes. Resolvi fazer algo maior com profissionais capacitados para me ajudar. É necessário que os pais fiquem atentos aos sinais que os filhos dão e possam ajudá-los”, disse a gestora.
Um dos palestrantes foi o guarda municipal Ivan Silva de Souza. Ele é autor do projeto A Criança Pede, que tem como objetivo levar informações aos jovens sobre os malefícios das drogas. Na unidade escolar, ele falou sobre a Repressão aos Crimes Sexuais Contra Crianças e Adolescentes, Bullying e ainda como trabalhar o comportamento dos jovens usando o lúdico.
“É muito importante conversar tanto com os pais quanto com os filhos sobre esses temas tão delicados, para que eles possam identificar e, ainda, saber como proceder caso algo assim aconteça. A criança tem que ser protegida por todos e não há proteção maior que a informação. Durante a palestra eu mostro aos pais quais são os órgãos de proteção às crianças e quais devem procurar ajuda. Esse tipo de evento é de muita importância para a comunidade escolar”, disse Ivan.
Participaram ainda do evento: o pai atípico e ex-presidente da Fundação Municipal da Infância e Juventude Leon Gomes; o atual presidente da Fundação Municipal da Infância e Juventude, Diego Augusto Rodrigues; a psicóloga Renata Caruso; a delegada da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), Juliana Oliveira; a professora e terapeuta Eugênia Petrucci e a professora e advogada Valéria Freitas, que falaram sobre Bullying na Escola.
MAIO LARANJA
A campanha Maio Laranja foi instituída por meio da Lei Nº 14.432, de 3 de agosto de 2022. A norma estabelece que durante o mês de maio de cada ano, em todo o território nacional, sejam realizadas atividades efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Um dos objetivos da iniciativa é conscientizar a sociedade sobre os abusos sofridos pela população infanto-juvenil brasileira.