Alunos da rede municipal de São Francisco de Itabapoana participaram esta semana da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Mirim (Obmep Mirim). Ao todo, 2.698 alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental realizaram as provas, que foram aplicadas em suas próprias unidades escolares. A participação foi dividida em dois níveis: Mirim 1, formado por 745 alunos do 2º ano e 643 do 3º ano; e Mirim 2, composto por 666 estudantes do 4º ano e 644 do 5º ano. De acordo com o regulamento, os alunos com melhor desempenho seguem para a segunda fase da olimpíada, prevista para acontecer em novembro deste ano.
A avaliação, organizada nacionalmente pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), contou com 15 questões objetivas e tempo de duração de 1h30. O conteúdo foi elaborado privilegiando raciocínio lógico, operações matemáticas, medidas, noções espaciais e problemas contextualizados. Para o secretário municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, Gustavo Terra, a Obmep Mirim é mais do que uma prova, é uma oportunidade de inserção em um cenário nacional. “Estamos oportunizando que nossas crianças participem de uma competição nacional que valoriza a matemática e revela talentos. É um momento de ampliar horizontes”, destacou.
A coordenadora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Carolina Ribeiro, também destacou a importância da iniciativa. “A Obmep Mirim é uma oportunidade de descoberta que acende a curiosidade e mostra às crianças que a matemática é mais do que números: é uma forma divertida de desvendar o mundo”.