Cerca de 4 mil estudantes da Rede Municipal já aderiram ao torneio “Torneio Aprenda+Matemática”, que está entrando na sua segunda semana com uma movimentação intensa e positiva de professores, pedagogos, gestores escolares e alunos. O evento está sendo realizado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), por meio da Eduten, nas escolas municipais, desde o dia 13 de maio e ser concluído em 12 de julho, com duração de 60 dias.
De acordo com o diretor pedagógico da Eduten, Arnaldo Vhieira, cada escola está organizando as suas atividades pedagógicas, seus momentos. “Temos certeza que ao longo desses dias, dessas semanas, um número maior de estudantes fará a adesão à competição. Já temos dois medalhistas no Ciep Wilson Batista, Lions II, e outras unidades também já alcançaram a medalha de bronze”, explicou Arnaldo.
De acordo com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, estão participando estudantes do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que irão passar por três níveis na competição: 300 atividades de nível fácil; 500 atividades de nível moderado e o difícil, com 500 atividades. Nas duas primeiras etapas, o aproveitamento mínimo deve ser de 20% de acerto nas questões. Essa é a primeira vez que o município realiza um torneio de Matemática na Rede.
“Os objetivos do evento são desenvolver as habilidades dos alunos, despertando neles o gosto pelas ciências exatas e estimular o aperfeiçoamento e a formação continuada dos professores na utilização de ferramentas pedagógicas digitais em suas aulas, contribuindo para a valorização desse profissional”, explicou a secretária.
Os alunos serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, professores e gestores vão receber kits Eduten e as primeiras 10 escolas vão ganhar placas.